Manuel Gaspar & Martins, Lda

Manutenção

Terminado o fabrico do caixilho e efetuada a sua aplicação em obra, este está pronto a ser utilizado. Contudo, torna-se imperativo proceder à sua manutenção e limpeza periódica de forma a prolongar a duração do caixilho e de assegurar o seu perfeito funcionamento.

A limpeza do caixilho, está diretamente relacionada com a longevidade do alumínio e do tratamento de superfície utilizado: Anodização ou Lacagem.

O alumínio anodizado, cuja superfície exterior foi transformada em óxido, tem de ser limpo para remover sujidade e irisdicência da superfície.

O alumínio lacado, sobre o qual foi termo-depositada uma película de tinta, este deve ser limpo para evitar a decomposição da tinta e remover a sujidade acumulada na superfície.

Para evitar o ataque químico causado pelos agentes envolventes, recomendamos a lavagem do caixilho com um produto de limpeza neutro (PH compreendido entre 5 e 8) misturado em água da rede pública, numa proporção de 5%. Para aplicação da solução deve ser usada uma esponja, com fraco poder abrasivo, bem impregnada na solução de limpeza acima indicada. Para terminar este processo, o caixilho deverá ser lavado com água limpa e em seguida, seco com uma camurça ou um pano macio. Deverá também efectuar uma limpeza do sistema de vedação, assim deverá verificar se estão desobstruidas as linhas de vedação, tendo particular atenção à verificação dos rasgos para drenagem de água e à remoção de eventuais depósitos de sujidade.

Atenção: Os produtos utilizados na limpeza do vidro não devem entrar em contacto com o alumínio e os respetivos acessórios do caixilho, uma vez que a maioria têm amónia ou produtos similares, os quais interagem com o alumínio.

A durabilidade de um caixilho de alumínio e o seu desempenho, dependem também da utilização que lhe é dada e dos cuidados que se tem com o mesmo.

Depende de si prolongar a vida da sua caixilharia.